O Carpinteiro


     Um vídeo muito legal, faz a equipe REFLETIR valores como: O que estou fazendo hoje, para colher amanhã?
     Sempre após a apresentação deste vídeo, é importante fazer um debate com seus lideres e colaboradores, a ponto de entender como cada um absorveu a mensagem.
     Vão gostar muito e se surpreender nos debates com sua equipe! Apliquem, vale a pena!

5 AULAS de uma Gestão Estratégica...

Vamos iniciar 5 AULAS de uma Gestão Estratégica...

1ª AULA
Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta:
- Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro?
O corvo responde:
- Claro, porque não?
O coelho senta no chão embaixo da árvore e relaxa. De repente uma raposa aparece e come o coelho.

Conclusão: Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar no topo.

2ª AULA

Na África todas as manhãs o veadinho acorda sabendo que deverá conseguir correr mais do que o leão se quiser se manter vivo.
Todas as manhãs o leão acorda sabendo que deverá correr mais que o veadinho se não quiser morrer de fome.

Conclusão: Não faz diferença se você é veadinho ou leão, quando o sol nascer você tem que começar a correr.

3ª AULA

Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e, na rua, encontram uma antiga lâmpada mágica.
Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um gênio.
O gênio diz:
- Eu só posso conceder três desejos, então, concederei um a cada um de vocês!
- Eu primeiro, eu primeiro, grita um dos funcionários! Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida... Puff e ele foi.
O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido:
- Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento interminável de pina coladas! Puff, e ele se foi.
Agora você, diz o gênio para o gerente.
- Eu quero aqueles dois folgados de volta ao escritório logo depois do almoço para uma reunião!

Conclusão: Deixe sempre o seu chefe falar primeiro.

4ª AULA

Um padre está dirigindo por uma estrada quando vê uma freira em pé no acostamento. Ele para e oferece uma carona que a freira aceita. Ela entra no carro, cruza as pernas revelando suas lindas pernas. O padre se
descontrola e quase bate com o carro. Depois de conseguir controlar o carro e evitar acidente ele não resiste e coloca a mão na perna da freira. A freira olha para ele e diz:
- Padre, lembre-se do Salmo 129!
O padre sem graça se desculpa:
- Desculpe Irmã, a carne é fraca... E tira a mão da perna da freira.
Mais uma vez a freira diz:
- Padre, lembre-se do Salmo 129!
Chegando ao seu destino a freira agradece e, com um sorriso enigmático, desce do carro e entra no convento. Assim que chega à igreja o padre corre para as Escrituras para ler o Salmo 129, que diz:
“Vá em frente, persista, mais acima encontrarás a glória do paraíso”.

Conclusão: Se você não está bem informado sobre o seu trabalho,você pode perder excelentes oportunidades.

5ª aula

Um fazendeiro resolve colher algumas frutas em sua propriedade, pega um balde vazio e segue rumo às árvores frutíferas. No caminho, ao passar por
uma lagoa, ouve vozes femininas e acha que provavelmente algumas mulheres invadiram suas terras. Ao se aproximar lentamente,observa várias belas
garotas nuas se banhando na lagoa. Quando elas percebem a sua presença, nadam até a parte mais profunda da lagoa e gritam:
- Nós não vamos sair daqui enquanto você não deixar de nos espiar e for embora.
O fazendeiro responde:
- Eu não vim aqui para espiar vocês, eu só vim alimentar os jacarés!

Conclusão: A criatividade é o que faz a diferença na hora de atingirmos nossos objetivos mais rapidamente.

Portanto,
Antes de falar, escute...
Antes de escrever, pense...
Antes de gastar, ganhe...
Antes de julgar, espere...
Antes de desistir, tente... 

“No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e outras, que vão te odiar pelo mesmo motivo.” 


Dinâmica: Sorriso Milionário

Material: Bolinhas de papel amassado


Procedimento:
    Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Serve para um bom quebra gelo para inicio de Reuniões ou Treinamentos.
    Separe grupos de 4 a 8 pessoas. Números pares ajudam a Dinâmica.
    Cada bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de
papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal
os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar à sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir, nem piscar. Quem sorrir ou piscar primeiro, paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu.
     Uma música durante a dispersão ajuda. Assim que a música parar, eles procuram as pessoas e olham fixamente novamente. Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.




Motivacional - O Sapinho

     Por quantas vezes achamos que estamos motivando as pessoas ou auxiliando com idéias na qual acreditando poder estar certo? E ser a melhor idéia!?

     Mais será que o que falamos ou achamos que estamos ajudando, é o melhor caminho?

     Na verdade, as verdade as opiniões dependem muito da forma com que os outros nos interpretam, assim podemos desenvolver melhor as nossas criticas internas e opiniões.
     Este vídeo abaixo, é bem legal sugiro coletar opiniões da equipe quanto determinadas formas de auxiliar no dia a dia em nosso trabalho., faz refletir!    



Valor da Recompensa



    Reconhecimento e auto-motivação nos dá um prazer de dever cumprido e a satisfação de fazer o bem, auxiliando no crescimento pessoal, evoluindo pessoas! A valorização é a consequência deste esforço.
    Por isso, quanto mais você se dedica a ensinar o que sabe, de forma que seus colaboradores compreendam o que deseja transmitir com transparência e verdade, maior será seu valor profissional. Consequentemente a possibilidade para ganhos financeiros acompanhará seus esforços.



Liderança e transparência

Seja transparente na sua filosofia de liderança

    Para alguns autores a única definição de liderança é o exemplo. Paulo Freire já dizia que “É preciso diminuir à distância entre o que se diz e o que se faz, até que, em um dado momento, a tua fala seja a tua prática”. Você como líder precisa explicitar de diversas formas o que você acredita, as suas crenças sobre o que é ser um líder para que seus liderados possam acreditar na sua fala e te seguir de forma voluntária.

    Quando seus liderados percebem que você possui um alto grau de credibilidade eles estão mais propensos a terem orgulho de falar que trabalham na sua empresa ou para a sua equipe, possuem um forte espírito de equipe e tomam decisões como se a empresa fosse deles, ou seja, agem como se fossem dono. Alguns comportamentos facilitam essa percepção, por exemplo:

1.Dar um exemplo pessoal do que esperam dos outros
2.Dedicar tempo e energia para garantir que as pessoas com quem trabalha sigam os princípios e padrões adotados
3.Cumprir as promessas e compromissos
4.Pedir feedback sobre como as suas ações afetam o desempenho dos outros

    Outra forma de conquistar a sua credibilidade é você ter clareza sobre os seus valores, expressar a sua equipe e agir de forma aderente ao que prega. Um exercício que costumo fazer em minhas aulas é apresentar uma lista de valores e solicitar que os alunos escolham 5 valores mais prioritários. Em seguida os convido a verificar quais ações correspondem aos valores. O uso que se faz do seu tempo é o indicador mais evidente do que é importante para você. Se você diz que algo é importante, é melhor indica-lo na sua agenda, nas pautas das reuniões, nos locais que visita e para as pessoas com quem se encontra.

    Aqui vai uma dica: Reserve um tempo em reuniões para reconhecer as pessoas que estão demonstrando um valor que você considera importantes e está alinhado também as suas crenças como líder.

7 ATITUDES QUE AFASTAM O SUCESSO

    Não existe bem um segredo para o sucesso, no entanto, ele também não acontece por acaso. É necessário trabalhar duro - e evitar certas atitudes. Saiba quais são elas:

1. Torturar-se com arrependimentos
É importante entender os erros cometidos no passado e aprender com eles. Depois disso, deixe-os de lado, pois remoer arrependimentos só fará com que você se sinta menos confiante para seguir em frente.

2. Sentir inveja de pessoas bem sucedidas
Tente se inspirar em pessoas bem sucedidas em vez de sentir inveja delas. Analise o que elas fizeram corretamente e como você pode usar tais técnicas para alcançar o sucesso.

3. Andar com pessoas negativas
Evite pessoas negativas e que gostam de reclamar, elas dificultam a ascensão ao sucesso. Prefira estar rodeado de pessoas positivas e bem sucedidas.

4. Questionar tudo o tempo todo
É bom ter um plano e revisitá-lo de tempos em tempos. No entanto, ficar questionando todas as decisões tomadas no passado só trará mais insegurança. Você possui uma bagagem, cheia de experiência e habilidades, e ela guiará as decisões que precisarem ser tomadas.

5. Tornar-se complacente
Uma coisa é estar bem consigo mesmo, outra é ficar confortável demais nessa posição a ponto de não sentir vontade de mudar e crescer. Tudo o que está sendo feito hoje pode sempre ser melhorado e aumentado. Mantenha a força de vontade, ela pode sempre trazer novas lições.

6. Falar demais e fazer de menos
Ter um plano é ótimo e muito importante, mas é necessário ter em mente quais são os passos necessários para alcançar os objetivos. Não adianta falar sobre ideias e planos se nada está sendo feito para colocá-los em prática.

7. Acreditar que dinheiro e sucesso são a mesma coisa
É difícil não pensar que dinheiro é o equivalente de felicidade e sucesso. Mas esse tipo de pensamento pode tornar-se em algo negativo - ainda mais quando o salário real, e não o desejado, cai na conta no fim do mês. Medir sucesso através do dinheiro pode fazer com que você não se sinta bom o suficiente. Logo, mantenha o foco em fazer um bom trabalho, fornecer um bom serviço e inspirar as pessoas a seu redor.

Dinâmica de "QUALIDADE"


   Esta Dinâmica tem como característica, demonstrar a equipe o quanto é importante conseguirmos entender e identificar os pontos positivos de cada colaborador. Somos diferentes porém com QUALIDADES distintas.

Planejamento para a Dinâmica:

   Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma
pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, ou em uma mesa, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem, um por vez, mostra a sua QUALIDADE e deve apontar rapidamente para a pessoa que tem esta qualidade, justificando.
    Sugiro nos basear em 3 pilares importantes quanto a QUALIDADE:



    Apliquem e percebam que poderá auxiliar na parte de união e respeito de sua equipe.

O MENINO E A ARVORE



      Um vídeo na qual gosto muito de apresentar as equipes, principalmente quando nos vemos em situação onde as pessoas sabem onde podem melhorar e evoluir, porém todos reclamam, e ninguém faz nada para mudar a situação. Claramente no vídeo,  percebemos que uma simples atitude, pode mudar a forma e a maneira das pessoas agirem.

      Se procurarmos ajudar a superar as barreiras juntos, com certeza nossos resultados podem ser ainda melhores.
      Importante colher opiniões, se possível após a apresentação do vídeo, para entender melhor onde tocou mais a mensagem em cada colaborador.

ATITUDE EM FAZER O BEM...!


1º de Maio - Como surgiu o dia do Trabalhador?





Por volta de 1848 até meados de 1886, trabalhadores norte-americanos fizeram paralisação naquele dia para reivindicar melhores condições de trabalho

As marcantes histórias de luta dos trabalhadores lembradas a cada primeiro de maio mexem com os outros 364 dias do ano. Muito mais do que um feriado, a data tem por objetivo chamar os povos para uma profunda reflexão sobre direitos adquiridos, senso de cidadania e união popular.
Pelo mundo, a ideia de que o trabalhador deveria ser um instrumento para o lucro dos patrões foi sendo questionada e as leis passaram a garantir, nas democracias, um novo papel para o cidadão. Pelos ideais solidificados principalmente a partir do final do século 19, o trabalhador deveria ser o sujeito da história, o transformador social. Primeiro de maio se tornou, assim, mais do que história, mas um presente em constante transformação. 
Os ventos desta mudança têm raízes na Europa e também na América. Em 1886, trabalhadores americanos fizeram uma grande paralisação naquele dia para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto. Em 1889, operários que estavam reunidos em Paris (França) decidiram que a data se tornaria uma homenagem aos trabalhadores que haviam feito greve três anos antes.Em 1891, franceses consagraram a data de luta por jornadas até oito horas diárias. O século 20 acordou para o fato de que trabalhar mais do que essas oito horas seria considerado inconcebível. Os regimes escravocratas foram repudiados. Trabalho não deveria ser mais sinônimo de exploração.

Cubanos participam de marcha de comemoração ao dia do trabalho (1.5.2014)
Ismael Francisco/Cubadebate
Cubanos participam de marcha de comemoração ao dia do trabalho (1.5.2014)

Os trabalhadores compreenderam, em diversas manifestações, que o direito coletivo pode sensibilizar os legisladores, patrões e governos. A sindicalização e o direito à greve são marcos desses últimos 200 anos, lembrados em diversas ocasiões, e que deram às populações noções mais exatas de que o poder emana do povo.
O primeiro dia do mês de maio é considerado feriado em alguns dos países do mundo. Além do Brasil, Portugal, Rússia, Espanha, França, Japão e cerca de oitenta países consideram o Dia Internacional do Trabalhador um dia de folga.
Gradativamente, outros países foram aderindo ao feriado. No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.
Além de ser um dia de descanso, o 1º de maio é uma data com ações voltadas para os trabalhadores. Não por acaso, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no Brasil foi anunciada no dia 1º de maio de 1943. Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia do Trabalhador.